sábado, 4 de junho de 2016

Como não cair na malha fina da RF.

A regularização de pendências antes do fim do prazo de processamento agiliza o recebimento de restituições, permitindo ao contribuinte pagar multa e juros. No caso de deixar para depois, se houver imposto ainda a recolher, sobre ele vão recair encargos, aumentando o valor a recolher.

Para consultar sua declaração e verificar se há pendências, você deve ter um código digital fornecido pela Receita, com validade de dois anos, que você encontra na internet com o número de recibo da declaração de IR dos últimos dois anos.
Após entrar no site da Receita Federal, na página de atendimento ao contribuinte, o próprio sistema vai apontar se houve algum erro e a correção que precisa ser feita. Se houver pendência, basta preencher uma declaração retificadora e entrega-la, garantindo a veracidade de suas informações.
Entre as principais pendências nas declarações de Imposto de Renda está o esquecimento de fontes pagadoras, a omissão de rendimentos de dependentes e a utilização incorreta de deduções.
O serviço de regularização das declarações está disponível desde 2009, mas somente no ano de 2015 o contribuinte pôde ter acesso ao extrato. Este serviço da Receita Federal está possibilitando uma grande redução de contribuintes presos na malha fina.
Segundo a Receita Federal, com o serviço de retificação do Imposto de Renda, a cada ano vem reduzindo o número de pessoas que ficam presas na malha fina, garantindo a todos poder receber a restituição nos prazos estipulados no calendário da Receita.


Axa Lalesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário